quinta-feira, 23 de junho de 2011

Boas idéias para segurança na internet

DIVULGUE UMA BRILHANTE INICIATIVA BRASILEIRA PARA AMPLIAR A REDE DE PROTEÇÃO NA INTERNET



EXCELENTE BLOG! Tecnologias para educação  


TAMBÉM ESTOU NA NÉTICA!

MEU MICROARTIGO
A internet faz parte do cotidiano de escolas e residências. Hoje facilmente o público infanto-juvenil acessa a Web. Tamanha desenvoltura impressiona as gerações pouco familiarizadas com o digital. Não é a toa que somos denominados de imigrantes digitais e eles nativos digitais por conta de suas habilidades com mouse, teclado e interface do computador. Mas, questões como segurança desse público, geralmente não são discutidas e até negligenciadas pela escola e famílias. Para mantê-los a salvo das redes de pedófilos que se alastram nas redes sociais e por meio de programas de mensagens instantâneas, hackers e demais usuários mal intencionados, é preciso buscar informação especializada, já que não falta na internet pessoas que se aproveitam da inocência dos mais jovens e do excesso de confiança daqueles que acreditam na internet como lugar seguro. Portanto, é de interesse de todos, principalmente educadores e família, saber dos riscos e de como proteger alunos e filhos para uma navegação segura.

Alberto Amorim - Especialista em Educação online 

Questões para investigação

- O que o professor aprendeu no seu curso de licenciatura, em termos das diversas habilidades no uso do computador e da Internet?
- O professor tem acesso a conteúdos digitais e ferramentas computacionais de caráter didático/pedagógico para uso efetivo no ensino de sua matéria?
- O professor é capaz de gerar conteúdos e disponibilizá-los através da Internet?
- Quais habilidades os alunos efetivamente obtiveram através da escola?


Leia artigo na integra: WAGNER, Flário R. Habilidade e inclusão digital - o papel das escolas. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2009. São Paulo, 2010, pp. 47-51

CONSULTE E DIVULGUE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário